Reembolso do Windows pela Dell

Em outubro desse ano que está se encerrando, decidi comprar um novo notebook. Mas como me tornei usuária de Linux e já havia lido outros casos de reembolso do windows, decidi que gostaria de comprar um note já com Linux.

Decidi comprar da Dell porque 1-meu notebook antigo era deles e eu estava bem satisfeita com o produto; 2-a Dell parecia ser a fabricante que mais apoiava o software livre e para a qual seria mais fácil solicitar reembolso.

Dell

1ª Fase: Pré-compra

Essa foi a fase mais difícil. Entrei em contato por chat com um vendedor perguntando como eu poderia comprar um notebook que já viesse com Linux. Obviamente, a meia dúzia de notebooks com Ubuntu por default que a Dell vende não tinham as configurações que eu gostaria (ia ser muito fácil assim!)

Na conversa, o vendedor parecia querer a todo o momento desviar do assunto principal e se concentrar em questões de hardware. Como ele viu que eu estava irredutível, acabou me passando as seguintes informações:

-Eu precisaria comprar primeiro o notebook com Windows para depois solicitar o reembolso, ou seja, eu não tinha a opção de comprar o notebook que eu queria já com o Ubuntu.

-Ao receber o notebook, eu teria que devolver a licença (perguntei e me disse que era um papel que vinha junto) enviando por Correios para ele. Eu poderia usar Sedex a Cobrar.

Não gostei nem um pouco desses procedimentos. Eu teria que colocar dinheiro na Dell, depois ir até alguma agência dos Correios, torcer para a licença chegar logo, para então a Dell me devolver o dinheiro (sem correção monetária e muito menos juros)?

Irritada

Para piorar o atendimento, eu senti que fui testada pelo vendedor. Após eu afirmar que era usuária de Linux, ele me perguntou quais programas eu utilizava e citou “Photoshop” como exemplo. Tenho quase certeza que se eu tivesse falado “uso sim”, ele teria respondido “para usar o Photoshop, você precisa de Windows!”.

Eu tenho um bom nível de conhecimento para conversar com um vendedor, mas fico pensando… e se fosse minha mãe? Para ela Writer e Word é tudo a mesma coisa, com o mesmo nome “Word”. Ela poderia facilmente se atrapalhar na conversa com vendedor e achar que realmente ela precisaria do Windows. Ou seja, ela estaria sendo prejudicada por simplesmente não ser uma “especialista” na área!

Para ser justa, a exata conversa (só retirando os nomes) com o vendedor foi essa:

09:08:13 VENDEDOR:
Sei que você já escolheu o modelo de seu Equipamento mas só para termos certeza que esta máquina te atenderá, me conte um pouco sobre seu uso… Além de internet e e-mails, Você utiliza programas pesados como Autocad, Photoshop ou jogos?
09:09:22 EU:
jogos não, não uso o Photoshop, mas o Gimp
09:09:46 EU:
Sou programadora e posso vir a usar alguma IDE futuramente

Sim, só comentei que era programadora para ele perceber que estava falando com alguém que tinha uma boa noção de informática e que podia parar com os testes.

Por último, perguntei se ele tinha uma noção de quanto seria meu reembolso e recebi como resposta “depende da versão do Windows comprada, mas acho que seja por volta dos R$50”.

2ª Fase: Compra

Comprei o N4050 com Windows mesmo, já que não tinha opção por Ubuntu e quando o notebook chegou, fiquei alguns bons dias sem ligá-lo com medo de que alegassem qualquer coisa para não me reembolsarem.

Nesse período antes até a entrega fiquei com a conversa do vendedor na minha cabeça “ter que ir nos Correios… que trabalho!… e é só R$50,00 de reembolso… talvez não valha a pena…”.

Mas a decisão final veio com a maravilhosa nota fiscal:

R$37,42 = Antivírus Macfee
R$1,31 = Software Basic Stage
R$145,43 = Windows 7 Home Basic 64 bit Service Pack 1

Nossa! Cento e oitenta e quatro reais (R$184,16) em softwares que eu não precisaria! E se eu não estava muito disposta a pagar $50,00 no Windows, quem dirá R$145,43. E se eu não estava disposta a pagar por S.O., quem dirá em antivírus!!!

3ª Fase: Pós-compra

Liguei no 0800 da Dell muito disposta a solicitar meu reebolso a qualquer custo. Depois de um tempo descobri que o reebolso era no setor de pós-vendas.

Fui atendida por uma funcionária chamada Vanessa O., faço questão de dizer. Ela foi muito atenciosa e me explicou que não precisaria enviar nada a Dell para conseguir meu reembolso, bastava apenas não licenciar o Windows (aquela fase quando você liga o notebook e é encaminhado para as configurações iniciais do Windows).

Havia, claro, uma burocracia lá com o financeiro da Dell para o meu reembolso, mas a funcionária me mantinha a par de tudo. Quando ela dizia “vou te ligar na segunda-feira”, ela me ligava. Quando acontecia alguma atualização no status do pedido de reembolso, ela me mantinha informada. Quando agendaram o pagamento, me pagaram.

Heart

Uma maravilha! Só precisei ligar uma vez para a Dell para ter o meu reembolso do Windows e dos demais softwares. Nessa fase da compra, me senti em um país de primeiro mundo!

Nossa, como a Dell é boazinha!

A Dell é espertinha, isso sim! Ela tentou dar uma forçadinha para eu adquirir o Windows, mas, quando viu que não ia rolar, resolveu o problema rápido. Afinal, nunca se sabe quando seu consumidor conhece o artigo 39, inciso I do código de defesa do consumidor:

Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:

I – condicionar o fornecimento de produto ou serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitavos;

Sim, é a venda casada! E não é só eu que acha que a venda obrigatória do Windows em computadores é venda casada.

De qualquer forma, sequer precisei usar o termo “venda casada” para conseguir meu reembolso, provando uma boa intenção da Dell que só não é maior, acredito eu, por ter a Microsoft fungando no cangote deles.

RESUMO DO CASO:

-Fui atendida inicialmente por um vendedor que não me passou informações corretas sobre o procedimento de reembolso, nem sobre o valor a ser reembolsado (coincidentemente, ambas as informações erradas eram favoráveis a eu comprar o Windows) e, ainda por cima, fiquei com a sensação de ter sido testada.

-Recebi o produto e vi que tinha a receber R$184,16 de reembolso. Esse valor representou 12,19% do valor total do produto (notebook mais softwares, não conto aqui a entrega).

-A pós-venda e o reembolso de fato ocorreram sem nenhuma dificuldade. Fui muito bem atendida e informada nessa fase.

cifrao

25 Respostas

  1. Orra…. parabéns!
    Post bem informativo.

    Eu tb já fui reembolsado pela Dell, mas demorou um tempão!

  2. […] no meu blog: [codejac.wordpress.com/…]” [referência: […]

  3. Nossa, o valor de reimbolso é muito bom. Sou usuário do Ubuntu não a muito tempo e estou me acostumando com ele, uso os dois SO. No meu proximo notebook pretendo utilizar somente Software livre. Obrigado pela matéria, muito boa.

  4. Feliz você que conseguiu o reembolso com certa facilidade(tirando a parte na pré-venda)! Quando comprei o meu há pouco mais de dois anos tentei fazer o mesmo, na pré-venda foi praticamente igual, tirando que não houve especificações de valores, o vendedor informou logo que isso era com o pós-venda. Já no pós-venda, depois de ter passado 3 horas esperando para ser atendido pelo pós-venda o gentil funcionário da Dell grosseiramente falou que não havia reembolso e quase que desligou na minha cara…!

  5. Marcelo Araujo Bittencourt | Responder

    Excelente artigo…
    Parabéns pela iniciativa e pelo resultado, e quanto a Dell, mesmo tendo uns problemas no início subiu no meu conceito. Sou usuário do Kubuntu e não troco por nenhum tipo de janela.

  6. Olá,
    parabéns pelo novo notebook e reembolso.

    Eu falei três vezes via chat com os vendedores da Dell para tentar comprar um note sem sistema operacional, nas duas primeiras os vendedores foram falaram que apenas as péssimas opções que a Dell oferece com o UBUNTU. Na terceira vez, mês passado eu disse que estava interessado no XPS13 Developer Edition (http://www.dell.com/us/soho/p/xps-13-linux/pd.aspx) que já vem com o UBUNTU, dessa vez fiquei feliz por que ao menos o vendedor disse da possibilidade de reembolso.

  7. Que beleza. Eu não tive a mesma sorte com a AOC, da qual comprei um All-In-One… Fazer o que, vou continuar insistindo.

  8. Beleza, agora vai lá e instala um windows pirata…

  9. Muito bom! Eu até que encontrei uma configuração Ubuntu que me atendia e comprei um que já vem com Ubuntu e estou bem satisfeito. Apesar de ter vindo com uma versão antiga do Ubuntu que eu tive de atualizar.

    Vale lembrar que apesar da Dell se mostrar mais favorável que as outras empresas em vender software livre, ainda sim eles fazem um certo terrorismo no site para a pessoa acabar optando pelo windows e acredito que a Microsoft esteja por detrás dessa prática, pois quando se faz parceira com a MS ela interfere muito nas práticas de negócios de seus parceiros.

  10. Comprei um Dell também, porem, não solicitei o reenbolso por não ser usuário de Linux, foi muita burocrácia só pra eu receber o computador (alegaram que foram feitos muitos pedidos durante o mês…). Mas é sempre bom ficarmos à par dessas coisas porque isso é um direito nosso. E, que bom que a Dell tá se mostrando pronta pra atender as necessidades dos seus clientes.
    Obrigado pelo post! 😉

  11. Parabéns!

    Eu sempre quis conseguir um reembolso desses, mas nunca me dei ao trabalho.

    Recentemente, contudo, comprei um noetbook com a Dell, e havia lá uma opção “Com Ubuntu Linux”. Não foi um daqueles notebooks da seção “Linux” do site. Eu simplesmente naveguei pelo catálogo, escolhi um notebook com um hardware que me agradava, encontrei um link “Com Linux”, e segui o processo. O desconto do Windows, do anti-vírus e do pacote Office somou cerca de 12% do preço anunciado no catálogo. Fiquei bem satisfeito com o resultado.

  12. Olá. Me tira uma duvida… como foi feito o reembolso!? O pos venda te pediu o numero de alguma conta para realizar o deposito!?

    abraço

    1. Olá,
      eu passei por esse processo e me pediram um número de conta para depósito do reembolso.

  13. Post muito útil. Acabo de comprar um XPS 14 da dell e lá vou tentar o reembolso já qu uso Linuz faz um tempinho rs

  14. Jac, caso o usuário já tenha iniciado o computador e aceitado a licença do Windows, você saberia me dizer se ainda é possível conseguir o reembolso de alguma forma?

    1. Olha, o ideal seria você ligar se informando, mas eu desconfio que não.

  15. Comprei um dell inpirom r15 e estou aguardando ele… Me diz como foi o procedimento, você teve que enviar o notebook para a dell para eles tirarem o Windows do note ?

    1. Não, eu mesma formatei o note na fase de pós-compra.

      1. Qto foi o valor do reembolso? Qual era a versão do Windows?

      2. Essas informações estão no post 😉

  16. Comprei um dell Inspiron 15r, quando ví que não era possível a troca do sistema operacional, me informaram o procedimento para o reembolso.
    Estou aguardando o note chegar. Qual o procedimento para a inicialização sem a licenciatura? Ou devo permanecer com o note inativo até resolver esse problema!?

    Será uma missão difícil, levando em conta o tempão que já estou esperando esse note chegar! Rsrs, quase 1 mês!

    1. Olá Guilherme,
      comprei um note da Dell no início do ano. Quando recebi o equipamento liguei, ele iniciou o Windows e foi para a tela “requerindo” eu aceitar a licença. Reiniciei a máquina, entrei na bios, configurei a opção de boot, conectei o pen-drive e instalei meu GNU/Linux. Só depois disso eu liguei para a Dell pedindo o reembolso.
      O funcionário da Dell que me atendeu perguntou o que tinha feito e disse que tinha formatado o disco e instalado o GNU/Linux. Ele me informou que estaria abrindo uma chamada para reembolso e que depois um funcionário das finanças entraria em contato para pegar meus dados. Só tive que esperar pela ligação da Dell que demorou uma semana depois de outras duas já recebi o valor da licença.
      Espero ter ajudado e parabéns pela iniciativa em pedir o reembolso.

  17. Vixe.. vi tarde demais, agora já era =/
    Mas obrigado por compartilhar a informação.. nos próximos vou verificar isso ai =D

  18. LIVIA PINHEIRO DE ABREU | Responder

    JÁ SOLICITEI O REEMBOLSO. ESTOU AGUARDANDO A DELL ENTRAR EM CONTATO COMIGO.POSSO ANTES DE ELES ENTRAEM EM CONTATO PARA RECEBER O VAOR DA LICENÇA, LIGAR O NOTEBOOK E INSTALAR OUTRO SOFTWARE?

    1. Pelo que eu entendi do processo deles, dá pra instalar outro OS. Eu preferi na época aguardar alguns dias para ter certeza do meu reembolso ahahah

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