Lista de programas úteis para Linux

Eu costumo ser uma pessoa bem organizada e gosto de ter tudo o que é meu sempre na mão. Por isso, eu s faço backups dos meus arquivos, mantenho as minhas músicas separadas e devidamente “tageadas”, organizo fotos pessoais por data, por exemplo. Mas uma coisa estava me incomodando desde a minha migração para Linux (no caso, Ubntu 11.10): o medo de perder a instalação de um programa e esquecer do nome dele.

Alguns programas são óbvios, como o Chrome, mas eu tenho alguns que são frutos de uma vasta pesquisa que não gostaria de repetir. Então, como surgiu a necessidade de eu mudar de notebook, decidi fazer uma checklist com os programas que eu utilizo para meu controle e para quem quiser alguma sugestão.

ps. Não escolhi o método de instalação ideal ou mais elegante ou mais nerd, apenas pelo mais prático.

EDIT: Modo de instalação atualizado para Ubuntu 16.04!

VIM

O que é: editor de texto basicamente só utilizado por desenvolvedores.
Nota pessoal: importar tema de vim e o .vimrc.
Como instalar:
sudo apt-get install vim

Vim

Google Chrome

O que é: Navegador.
Como instalar:

wget https://dl.google.com/linux/direct/google-chrome-stable_current_amd64.deb

sudo dpkg -i –force-depends google-chrome-stable_current_amd64.deb

Chrome

 

Dropbox

O que é: programa para sincronização e backup (acho) de arquivos pessoais. Mão na roda para compartilhar arquivos grandes com outras pessoas.
Como instalar: Baixe o .deb no site e instale.
Dropbox

EasyTag

O que é: Editor de tag de músicas. Não muito útil para muita gente, mas para mim, sim. Testei vários programas de tags e esse tem a melhor usabilidade (mas não que seja muito boa, mas…).
Como instalar:
sudo apt-get install easytag

EasyTag

 

GIMP

O que é: Editor de imagens, versão do “mundo Linux” para o photoshop.
Como instalar:Pelo Ubuntu Software mesmo.

Gimp

VLC

O que é: Meu player do coração.
Como instalar:
sudo apt-get install mplayer vlc

VLC

VirtualBox

O que é: programa para criação de máquinas virtuais.
Como instalar: Seja feliz e instale pelo Ubuntu Software Center!

VirtualBox

Mednafen

O que é:O melhor emulador que eu econtrei até agora para Linux. Emula Game Boy Advanced e SNES, entre outros. Tem suporte para joystick (ótimo), no entanto não possui interface gráfica.
Nota pessoal: lembrar de Alt + Shift + 1 para configurar o joystick
Como instalar:
sudo apt-get install mednafen

Mednafen

Audio Recorder

O que é: gravador de áudio (oh really?).
Como instalar:
sudo add-apt-repository ppa:audio-recorder/ppa
sudo apt-get update && sudo apt-get install audio-recorder
Fonte

Audio Recorder

KeePass

O que é: gerenciador de senhas.
Como instalar:
sudo apt-get install keepass2
keepass

qBittorrent

O que é: cliente de torrent. Testei vários e só gostei do qBittorrent. Ele é o que me lembra mais a usabilidade fácil do saudoso utorrent (também, ele foi feito com base neste último…).

Como instalar:
sudo apt-get install qbittorrent

qbittorent

FreeMind

O que é: programa para criação de mapas mentais.
Como instalar:
sudo apt-get install freemind

(*Ainda não há package para Ubuntu 16.04)

FreeMind

Comix

O que é: Leitor de HQs e mangás. A melhor alternativa ao CDisplay para Linux.
Como instalar:
sudo apt-get install comix

Comix

4K Video Downloader

O que é: O meu “programa para baixar videos do Youtube” do coração. Usava ele no Windows e quando mudei para o Linux quase surtei de alegria quando vi que ele possuia versão para o OS.
Como instalar: Baixe o .deb no site e instale.

4kvideodownloader

Audacity

O que é: editor de áudio.
Como instalar:
sudo apt-get install audacity

Audacity

pyRenamer

O que é: Programa para fazer renomeações de arquivos em massa.
Como instalar:
sudo apt-get install pyrenamer

pyRenamer

FileZilla

O que é:
Como instalar:
sudo apt-get install filezilla
FileZilla

htop

O que é: visualizador de processos.
Como instalar:
sudo apt-get install htop
htop

 

ZSNES

O que é: Emulador de SNES.
Como instalar:
sudo apt-get install zsnes

Super Mario World

Liferea

O que é: Leitor de feeds.
Como instalar: Eu instalei pelo Ubuntu Software Center mesmo.

Liferea

Tree

O que é: Um visualizador muito útil da “árvore” de organização do sistema de arquivos .
Como instalar: sudo apt-get install tree

Tree

Anki

O que é: Um software para estudo de cartões.
Como instalar: sudo apt-get install anki

Anki

Calibre

O que é: Leitor de e-books.
Como instalar: sudo apt-get install calibre

Calibre

Brackets

O que é: Editor fr HTML, CSS, etc.
Como instalar: sudo apt-get install brackets

brackets

DeSmuME

O que é: Emulador de Nintendo DS.
Como instalar: sudo apt-get install desmume

desmume

2 Respostas

  1. Opa, qualquer dia testa o http://www.sublimetext.com/ no lugar do VIM. Tem muitas funcionalidades bacanas, alem de ser extra cremoso.

    Tem um ppa com a versão mais atualizada para o ubuntu/mint/etc.
    http://www.webupd8.org/2011/03/sublime-text-2-ubuntu-ppa.html

  2. ¬¬ tristes dias os de hoje, em que o povo fica sugerindo a troca de softwares livres competentes e disseminados por softwares proprietários…

Deixe um comentário

